Press Trip: experiência que gera resultado

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Press trip é uma viagem planejada para proporcionar experiências com um destino, um produto e/ou um serviço. Dessa forma, jornalistas, blogueiros e influencers podem produzir conteúdo de informação com muito mais propriedade. As relações entre entre fonte e jornalistas mudaram muito com as redes sociais. Mas quando conhecemos bem algo, sem dúvida, comunicaremos e engajaremos muito melhor.

Todos que já tiveram a oportunidade de participar, como convidado ou como organizador, sabe que a press trip é uma ferramenta poderosa de comunicação. Entretanto, é preciso que ela seja muito bem planejada de modo que a experiência seja boa e crie memória afetiva nos participantes.

De modo geral, a press trip é pensada, organizada e conduzida pela assessoria de imprensa. Caso você queira saber mais detalhes sobre o que é uma assessoria de imprensa, fica uma dica de leitura.

Quais empresas podem realizar uma press trip?

No segmento de Turismo, elas são muito utilizadas tanto para promover os atrativos de um destino, quanto de um hotel especificamente. Quando se trata de um destino, naturalmente, a variedade de atrações e atividades podem tornar a viagem bastante rica. Mas se o hotel oferecer estrutura e serviços diferenciados, a press trip vai funcionar.

Apesar de muito utilizada na assessoria de imprensa para Turismo, isso não significa que a press trip seja útil apenas para esse segmento. Bem ao contrário disso. Uma empresa de cosméticos, por exemplo, pode organizar uma viagem às instalações da empresa. Assim, jornalistas, blogueiros e influencers poderão conhecer a cultura da organização, a fabricação dos produtos e ainda participarem de entrevistas com o CEO.

O mesmo conceito pode ser aplicado no caso de uma empresa de logística. Nesse caso, a viagem poderia servir para apresentar aos jornalistas da área os processos da organização, o que possuem de inovador e como podem tornar as operações muito mais ágeis e precisas.

Independentemente do setor de atuação da sua empresa, proporcionar experiências para os profissionais de comunicação, sem dúvida, vai gerar um volume maior de matérias. Além disso, os materiais publicados serão muito mais ricos na medida que terão os pontos de vista de vários profissionais e não exclusivamente de um press release.

Organizar a ação exige profissionais experientes

Para aqueles que nunca estiveram envolvidos no processo, pode até parecer fácil organizar uma press trip. Mas os anos de experiência da equipe da WR Comunicação mostraram que não é bem assim. Na verdade, organizar esse tipo de ação exige muita experiência. Abaixo, seguem alguns pontos fundamentais que precisam ser estabelecidos antes enviar convites.

Mãos de homens em cima de uma mesa junto com notebook e papeis planejando uma Press Trip
Crédito: Divulgação
  • Objetivo da press trip: defina claramente o objetivo da empresa com a realização da press trip. Se necessário, organize os objetivos em primários e secundários. Isso irá facilitar o relatório final e possibilitar a mensuração de resultados.
  • Mensagens-chave: especifique as mensagens-chave que serão trabalhadas em todas as comunicações com os jornalistas (releases, fotografias, contatos do assessor de imprensa, entrevistas com as fontes).
  • Seleção dos convidados: muito mais que veículos específicos, é fundamental convidar os profissionais corretos de acordo com o objetivo da press trip e das mensagens. É fundamental que esse passo seja conduzido por um assessor de imprensa experiente.
  • Elaborar a programação: definido o objetivo, as mensagens-chave e os possíveis convidados, faça a programação da press trip. A programação deve atender todos os objetivos de comunicação da press trip e, ao mesmo tempo, criar uma experiência agradável. Não esqueça de deixar tempo livre para os convidados: excesso de atividades “obrigatórias” prejudica a experiência.
  • Defina a data: este é um componente muito importante. A empresa precisa se assegurar de que não haverá nenhum evento grande do setor na mesma data ou, pelo menos, na mesma semana. Os jornalistas, blogueiros e influencers podem declinar do convite para a sua press trip por terem que participar de alguma feira ou congresso importante. Por fim, convide sempre com, no mínimo, um mês de antecedência.

O que pode dar errado?

De modo geral, as viagens de imprensa geram resultados muito positivos em curto, médio e longo prazo. Mas isso significa que a press trip seja infalível? Infelizmente, não. Problemas podem surgir durante e depois da ação.

Caso a organização fracasse em alguns dos pontos principais que apresentamos acima, naturalmente, os objetivos não serão alcançados ou serão alcançados parcialmente. Outro ponto a se destacar: o resultado pode ser ruim, até péssimo, se a empresa privilegiar interesses comerciais em vez de uma experiência agradável.

As empresas precisam compreender que os jornalistas, blogueiros e influencers não têm compromisso de falar bem delas porque foram convidados para a press trip. Depois que o estrago foi feito por meio de uma experiência ruim, só restará à empresa pedir desculpas, aprender com os erros – evitáveis, diga-se de passagem – e reconstruir a imagem, a reputação. Indiscutivelmente, as chances de acertar e de se colher bons resultados são grandes. Mas, para isso, é indispensável acertar na escolhe da agência de comunicação que organizará e fará a gestão da press trip. Na dúvida, consulte um especialista em comunicação e assessoria de imprensa.

Ramon-wr

Sou jornalista, apaixonado por tecnologia, mídias sociais e design gráfico. Também me interesso por temas bastante variados, como moda, life style, turismo, gastronomia. Há mais de 10 anos, atuo em comunicação corporativa, com ênfase em gestão estratégica de redes sociais.

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